O repositório objetiva receber artigos originais nas áreas de contabilidade e administração de empresas que possuam características de manuscrito técnico.
Um manuscrito técnico deve ter como base o propósito de resolver problemas de um ambiente institucional. Em outras palavras, o gap de pesquisa deve ser proveniente de um problema vivido nas instituições, e não de uma lacuna na literatura científica. Portanto, o foco do texto e contribuições entregues não deverão ser, em essência, para a academia/literatura, mas sim para gestores de empresas, agências reguladoras e reguladores, governo e similares.
Considerando que o público-alvo é amplo, nós recomendamos que a preparação do manuscrito seja baseada em um dos modelos apresentados na seção “Tipo de Manuscrito”. Tais modelos orientam sobre como elaborar um artigo em cada formato sugerido. O ideal é que os manuscritos alcancem os leitores de forma a fazê-los pensar sobre práticas (de negócios, regulatórias, etc) de maneira inovadora. Por outro lado, é desejável que haja um balanceamento entre a academia e a prática. Em outras palavras, é recomendável que o texto esteja sustentado pela literatura científica, embora escrito de maneira fluida e em linguagem simplificada, objetivando tornar o material palatável para o praticante.
Não é obrigatório detalhamentos sobre a literatura, nem descrições metodológicas no texto. Nesse sentido, é importante compreender que os praticantes de mercado preferem textos objetivos. O uso de estatística é desejável, mas não mandatório, considerando que uma gama relevante de problemas enfrentados pelo ambiente de negócios não necessariamente demanda aplicação de testes estatísticos. Por outro lado, caso seja necessário utilizá-los, a apresentação das fundamentações e outputs dos testes devem ser simplificados, sempre objetivando a compreensão do leitor.
Não é obrigatório detalhamentos sobre a literatura, nem descrições metodológicas no texto. Nesse sentido, é importante compreender que os praticantes de mercado preferem textos objetivos. O uso de estatística é desejável, mas não mandatório, considerando que uma gama relevante de problemas enfrentados pelo ambiente de negócios não necessariamente demanda aplicação de testes estatísticos. Por outro lado, caso seja necessário utilizá-los, a apresentação das fundamentações e outputs dos testes devem ser simplificados, sempre objetivando a compreensão do leitor.
Antes de submeter seu artigo, é imperativo ler com atenção todas as instruções para autores, de modo que você possa alcançar adequadamente os objetivos do repositório.
A folha de rosto deve ser um arquivo word (.docx) contento o título do manuscrito em português e as informações completas do(s) autor(es): nome, titulação, afiliação e e-mail. São permitidos artigos com no máximo 5 autores.
Deve ser enviado uma imagem (.jpeg ou .png) que retrate o assunto abordado pelo artigo submetido. O(s) autor(es) são responsáveis pelos direitos de copyright da imagem enviada.
A folha de rosto deve ser um arquivo word (.docx) contento o título do manuscrito em português e as informações completas do(s) autor(es): nome, titulação, afiliação, e-mail e o link do LinkedIn dos autores. São permitidos artigos com no máximo 5 autores.
Os manuscritos submetidos ao B-Tech Repository devem ser relevantes e tempestivos para praticantes de mercado. Os manuscritos aprovados serão aqueles com capacidade de identificar e desenvolver um problema específico das organizações e endereçar potenciais soluções para tais problemas. Para isso, o manuscrito técnico deverá oferecer um dos cenários abaixo:
Deve ser enviado uma imagem (.jpeg ou .png) que retrate o assunto abordado pelo artigo submetido. O(s) autor(es) são responsáveis pelos direitos de copyright da imagem enviada.
Os manuscritos submetidos ao B-Tech Repository devem ser relevantes e tempestivos para praticantes de mercado. Os manuscritos aprovados serão aqueles com capacidade de identificar e desenvolver um problema específico das organizações e endereçar potenciais soluções para tais problemas. Para isso, o manuscrito técnico deverá oferecer um dos cenários abaixo:
É obrigatório que os manuscritos ofereçam prescrições e recomendações de solução de problemas, para além de aspectos descritivos e críticos. Nesse sentido, recomenda-se uma seção específica para tratativas desta natureza.
Os manuscritos devem ser escritos em linguagem clara e não técnica, de modo a alcançar um amplo público que não necessariamente está ligado também à academia.
Ao passo que a linguagem deve ser palatável para os praticantes, é desejável evitar o uso de jargões e terminologias técnicas encontradas apenas na academia.
O material deve ser preparado seguindo os itens abaixo. Os manuscritos que não estiverem em conformidade com estas instruções podem ser devolvidos ao autor para ajustes ou até mesmo rejeitados.
Foco: Recomendação de solução a partir de diferentes perspectivas/opiniões de Órgãos Reguladores (Usuários) acerca de um problema específico de mercado.
Público-Alvo: Usuários (Órgãos Reguladores).
Estrutura Sugerida
Título: Título deve levar o leitor a compreender que haverá uma proposta de resposta para o problema.
Introdução: Descrição da problemática, com contextualização, trazendo a relevância do tópico (por exemplo, montantes envolvidos, item sendo regulado etc.); uso de casos reais é recomendado ("evidências anedotais" são interessantes); deve-se apresentar a racionalidade utilizada no artigo para defender uma solução.
Antecedentes e pontos de vista (background): Uso de normatização sobre o assunto (por exemplo, uso de arcabouço conceitual; pronunciamentos que poderiam ser aplicáveis), utilizando artigos científicos ou técnicos, ressaltando evidências empíricas; apresenta-se o ponto de vista de diferentes stakeholders envolvidos.
Análise: Busca de informações reais para subsidiar a construção dos argumentos do(s) autor(es), com uso de uma abordagem consistente para os argumentos (Ex.: amostra de demonstrações; notas explicativas; evidências empíricas etc.). Recomendação: Construção dos argumentos do(s) autor(es), com proposta de solução para o problema.
Foco: Recomendação consultiva de solução específica para problemas vivenciados nas empresas.
Público-Alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.
Estrutura Sugerida
Título: Deve destacar o problema tratado no artigo.
Problema prático das empresas: Apresenta-se a definição do problema de uma ou mais de uma empresa, as motivações para que o problema ocorra e as implicações para os negócios quando tal problema não é endereçado.
Descrição da área que cuida do problema: Discute-se a literatura sobre o tema. Neste caso, como deveria funcionar um setor/conjunto de incentivos baseado na literatura, com exemplos e opiniões de órgãos reguladores sobre o tema.
Visão orientada do problema a empresas: Detalha-se o problema de forma mais específica; se o(s) autor(es) estiver(em) realizando um estudo de caso simplificado (observação de uma empresa real), aqui será o local para descrever a empresa objeto de estudo; se o(s) autor(es) não puder(em) observar o problema real de uma empresa, detalha-se o problema descrito para um setor específico, ou um tamanho específico de empresa.
Transformando o problema em suporte à gestão: Apresenta-se potenciais soluções para o problema discutido com base na literatura; É importante que essa seção converse diretamente com o leitor (gestor), em linguagem própria para este tipo de "consumidor".
Considerações finais: Resgata-se o problema discutido, o que a literatura fala sobre o tema, e o que o empresário deve fazer para que o problema não ocorra ou para que ele seja resolvido.
Foco: Buscar uma interface com divulgação via mídia (Valor Econômico, Exame, etc).
Público-Alvo: Interessados em debates práticos e aplicados sobre problemas que envolvem Contadores, Administradores, Advogados, Jornalistas e Legisladores.
Estrutura Sugerida
Título: Simples e direto, revelando o conteúdo do artigo.
Problema e implicações práticas: Apresenta-se o problema a discutir e implicações práticas referentes ao problema.
Estrutura conceitual: Introduz os principais conceitos a serem trabalhados, com contextualização de práticas de mercado e importância do tema.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos da área.
Fontes dos dados e design metodológico: Metodologia adotada, fontes dos dados e análise de resultados, com testes estatísticos mais simples.
Resultados e implicações: Debate de resultados com enfoque prático e aplicado.
Conclusões: Opinião sobre o tema com orientações para a solução do problema.
Foco: Simplificação de estudos científicos para facilitar a aplicação prática.
Público-alvo: Leitores interessados nas novidades desenvolvidas pela academia.
Estrutura Sugerida
Título: Deve destacar o tema principal do artigo.
Introdução:Apresenta-se a contextualização, a definição da situação-problema, a motivação, os objetivos e a estrutura.
Revisão da literatura: Discute-se a literatura sobre o tema; traz-se trabalhos prévios com foco no tema abordado (inclui, mas não se limita a, casos com achados práticos).
Métodos: Apresenta-se a abordagem de pesquisa, a discussão de alternativas e a proposta de solução do problema.
Análises e discussões: Apresenta-se a aplicação da proposta, a análise e discussão dos resultados com foco na solução do problema.
Conclusões: Discute-se os principais achados e contribuições da pesquisa.
Foco: Apresentar e desenvolver práticas de mercado, demonstrando sua utilidade para o ambiente de negócios.
Público-alvo: mpreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.
Estrutura Sugerida
Título: Apresentar diretamente a prática a ser analisada.
Apresentação: Apresenta-se a prática de mercado a ser discutida e suas finalidades.
Revisão de literatura:Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a prática de mercado.
Discussão sobre a operacionalização da prática de mercado: Analisa-se a prática de mercado discutida, revelando como já foi utilizada, apresentando exemplos e resultados.
Proposta para utilização: Elaboração de uma proposta que oriente a utilização da prática de mercado.
Conclusões: Opinião sobre a utilidade da prática de mercado e os desafios para sua utilização.
Foco: Apresentar e desenvolver a aplicabilidade de novas estratégias empresariais, podendo ser em gestão, marketing, recursos humanos, tecnologias, finanças, etc.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.
Estrutura Sugerida
Título: Apresentar diretamente a nova estratégia a ser analisada.
Origem e conceito: Apresenta-se a origem e o conceito da nova estratégia empresarial.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a nova estratégia empresarial.
Potencias aplicações: Análise das potenciais aplicações da nova estratégia empresarial, utilizando exemplos reais.
Discussão sobre a aplicabilidade da nova estratégia empresarial: Analisa-se a possibilidades de aplicabilidade da nova estratégia empresarial, apresentando exemplos.
Recomendações para utilização: Elaboração de recomendações que oriente a utilização da nova estratégia empresarial.
Conclusões: Opinião sobre a utilidade prática da nova estratégia empresarial e os desafios para sua utilização.
Foco: Desenvolver em profundidade a análise de algum mercado de interesse para o ambiente de negócios.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia, economistas, profissionais liberais, órgãos de controle.
Estrutura Sugerida
Título: Usar título que revele que é uma análise de mercado.
Descrição do mercado: Apresenta-se uma breve descrição histórica do mercado a ser analisado (por exemplo, mercado de seguros, de saúde, construção, etc.).
Importância do mercado: Apresenta-se os números atuais do mercado analisado, bem como seu papel na sociedade e economia.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o mercado analisado.
Método de análise e resultados: Com a utilização de metodologia científica, apresentar resultados do mercado analisado, utilizando estatísticas mais facilmente compreendidas pelos profissionais do mercado.
Discussão sobre o mercado analisado: A partir dos números analisados e resultados obtidos, faz-se uma discussão do mercado, revelando potencialidades, desafios, entre outros, usando exemplos reais.
Recomendações para atuação: Elaboração de recomendações que orientem a atuação no mercado analisado.
Foco: Demonstrar como aplicar na prática os resultados de algum estudo científico.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.
Estrutura Sugerida
Título: Destacar o estudo científico analisado.
Apresentação do estudo realizado: Apresenta-se o estudo científico, com objetivos e resultados (aspectos metodológicos devem ser mencionados, mas não há necessidade de aprofundamento).
Relevância do estudo:Discute-se a importância do estudo científico analisado e suas potenciais aplicações.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o assunto tratado no estudo científico analisado.
Interpretação do estudo científico para a prática: Discute-se como o estudo científico contribui com a sociedade, traduzindo os achados em exemplos práticos.
Discussão e conclusões: Faz-se uma discussão prática dos achados do estudo científico, efetuando-se recomendações de utilização e tirando conclusões sobre a aplicabilidade do estudo em questão.
Foco: Apresentar um caso particular, diferente do que já é conhecido (ou seja, um “caso especial”), e propor soluções para ser usado pelo próprio caso ou pela comunidade empresarial em geral.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.
Estrutura Sugerida
Título: Deve-se revelar o caso a ser estudado.
Apresentação do caso: Apresenta-se o caso a ser estudado, destacando os principais elementos que motivaram a escolha do caso a estudar.
Situação problema: Apresenta-se o(s) problema(s) que resultaram no caso selecionado.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o assunto que norteia o caso estudado.
Metodologia e resultados: De modo simplificado, descreve-se a metodologia para analisar o caso, bem como os resultados encontrados.
Discussão do caso: Discute-se os achados do caso, levantando relevantes informações obtidas.
Proposta de solução: Elabora-se uma proposta para resolver o(s) problema(s) verificados, seja para o próprio caso estudado ou para outras situações semelhantes ao caso estudado.
Conclusões: Tira-se conclusões do caso analisado, bem como faz-se recomendações e apresenta-se os desafios para a implementação da proposta.
Foco: Desenvolver técnicas para operacionalizar e implementar algum conceito de negócios na realidade empresarial.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.
Estrutura Sugerida
Título: Mostrar no título o conceito a ser desenvolvido.
Apresentação do conceito: Apresenta-se o conceito a ser analisado, bem como define-se que o artigo vai buscar operacionalizar o conceito.
Utilidade do conceito: Apresenta-se as potencialidades práticas do conceito analisado.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o conceito analisado.
Discussão da aplicação do conceito: Discute-se os meios já utilizados para usar o conceito na prática, dando exemplos reais.
Proposta de operacionalização do conceito: Elabora-se uma proposta para operacionalizar o conceito na prática, oferecendo recomendações e passos a seguir para tornar o conceito aplicável na prática.
Conclusões e Recomendações: Efetua-se recomendações para a utilização do conceito estudado na prática, bem como os desafios a serem superados para o bom uso do conceito.
Foco: Apresentar uma opinião com base técnica a respeito de algum aspecto relevante ou situação controversa no ambiente de negócios.
Público-alvo: Empreendedores, gestores, mídia, administradores públicos, auditores, agentes públicos de órgãos reguladores e de controle.
Estrutura Sugerida
Título: Destacar a situação analisada.
Apresentação da situação analisada:Apresenta-se a situação analisada, demonstrando os elementos relevantes de tal situação, bem como as motivações para a análise realizada.
Revisão de literatura:Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a situação analisada.
Discussão sobre a situação analisada:Discute-se, a partir da literatura e de exemplos reais, a situação analisada, destacando variados pontos de vista.
Ponto de vista:Aqui o(s) autor(es) declaram sua opinião a respeito da situação analisada.
Considerações finais:Faz-se um fechamento da discussão realizada, bem como a implicações que exigem atenção quanto à situação analisada.